Portuguese English

Homens cada vez mais vaidosos

Universo masculino se rende aos benefícios do botox para ficar mais jovem.

Os anos vão passando e as marcas da idade são inevitáveis – para as mulheres e também para os homens. Para driblar os sinais da idade, o uso de cremes, protetor solar e a realização de procedimentos estéticos, como a aplicação de botox, tornam-se praticamente obrigatórios. Segundo o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, a busca pela jovialidade é antiga e as mulheres sempre foram a maioria. “Os homens estão cada vez mais vaidosos e preocupados com a saúde e se submetem até mesmo a aplicação de botox”, destaca.
Dados da International Survey on Aesthetic/Cosmetic Procedures Performed confirmam a tendência. De acordo com o instituto, o Brasil é o segundo país no ranking mundial que mais utiliza a toxina botulínica, sendo que 6% dos pacientes são homens. “Acredito que o número de homens que usam botox é ainda maior. Sua utilização no universo masculino começou nos anos 90, em um contexto clínico. Já no ano 2000 as questões estéticas também passaram a fazer parte da lista dos motivos para o uso da substância”, explica.

A toxina botulínica – conhecida mundialmente pela marca Botox, apesar de existirem outros nomes comerciais da substância – começou a ser utilizada para reduzir as rugas por acaso. “Um casal de médicos canadenses, uma dermatologista e um oftalmologista, tratavam um paciente com blefaroespasmo (nome dado quando as pálpebras piscam incontrolavelmente) e observaram que a toxina reduzia as rugas conforme o avanço do tratamento. Desde então a toxina passou a ser utilizada para fins estéticos”, conta.

A substância é proveniente da bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo – doença que paralisia os músculos e pode até matar. Pacheco esclarece que a toxina utilizada nos consultórios é 100% segura e, se usada de forma adequada, não há maiores riscos. “Os homens se submetem a tratamento com a toxina botulínica pelos mesmos motivos que as mulheres: para suavizar as marcas de expressão, reduzir os pés de galinha e diminuir as rugas glabelares, que ficam entre as sobrancelhas, deixando a face com aspecto mais jovem”, observa.

A toxina age diretamente nos nervos responsáveis pela movimentação dos músculos faciais. Ao serem paralisados, os nervos ficam atrofiados e as rugas ficam mais suaves. “O botox deve ser utilizado com moderação. A pessoa tem que ficar parecida com o que ela é e não ficar com a face paralisada. O rosto é uma forma de comunicação social e as expressões não podem ser prejudicadas, por isso não é possível aplicar a substância até que a pele fique totalmente lisa”, lembra.

O botox é utilizado inclusive para reduzir as dores de cabeça tensionais, causadas pela contração excessiva dos músculos da testa, e no tratamento da hiperidrose, transpiração em excesso dos pés, mãos e axilas. “Nas rugas masculinas é necessário usar uma quantidade maior do produto do que nas femininas. Isto acontece porque a musculatura dos homens é cinco vezes mais forte do que a das mulheres. Ao mesmo tempo em que a quantidade é maior, o preço também sofre alteração, por isso o tratamento para os homens é um pouco mais caro”, evidencia.

Além da aparência jovial, os homens também buscam um ideal de beleza, força e virilidade, alcançado por meio do aspecto mais rígido que o botox fornece. “A pele firme e sem rugas reforça a imagem de homem forte e viril. O preconceito quanto à realização de procedimentos estéticos pelos homens está praticamente ultrapassado. Hoje não há mais aquela história de que homem que se cuida é menos macho e as mulheres dão mais valor aos que se cuidam”, considera. Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715), Cirurgião Plástico

Contatos
Blog: http://draldersonluizpacheco.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/aldersonpacheco
Clipping: http://clippingalderson.blogspot.com/
Flickr: http://www.flickr.com/photos/aldersonpacheco/
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94763519
Facebook: Perfil pessoal: http://www.facebook.com/home.php?email_confirmed=1#!/profile.php?id=100001538765489
Página Facebook: http://www.facebook.com/pages/Dr-Alderson-Pacheco/138247646242486
Youtube: http://www.youtube.com/aldersonpacheco
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (41) 3022-4646 e 4141-4424
Endereço: Rua Augusto Stelfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR